COBIT 5 Princípios Atender as Partes Interessadas
COBIT 5 Princípios Atender as Partes Interessadas.O COBIT 5 menciona que as organizações existem para criar valor para suas partes interessadas. No post COBIT 5 Princípios mencionei de uma forma geral quais são os cinco princípios do COBIT 5. Nesse post COBIT 5 Princípios Atender as Partes Interessadas , vou detalhar um pouco sobre este assunto.
COBIT 5 Princípios Atender as Partes Interessadas
Uma das primeiras coisas que uma organização que busca trabalhar com Governança de TI precisa entender é que uma empresa tem por objetivo a criação de valor. Criar valor significa realizar benefícios com uma relação aceitável entre custo e risco.
Ao criar um esquema lógico da Governança de TI, temos:
1 – Objetivo da Governança de TI: Criação de valor
2 – As partes interessadas possuem necessidades à serem atendidas
3 – A criação de valor possui: Realização de benefícios, Otimização de Risco, Otimização e recursos
As empresas possuem muitas partes interessadas e criar valor pode ser algo muito diferente, dependendo de qual parte interessada estamos falando. Por exemplo: Um Diretor de TI pode ter necessidade e percepção de valor diferente do quem um Coordenador de TI.
COBIT 5 Tipos de Partes Interessadas
O COBIT 5 divide as partes interessadas em dois grandes grupos: Partes interessadas internas e Partes interessadas externas. Vejamos alguns exemplos desses tipos:
Parte interessada interna
Conselho
Presidente da Empresa
Diretor Executivo
Diretor Financeiro
Executivos de negócios
Gerente de risco
Gerente administrativo
Gerente de TI
Usuários de TI
Etc
Parte interessada externa
Conselho
Parceiros comerciais
Fornecedores
Acionistas
Reguladores/Governo
Clientes
Usuários externos
Etc
Deseja adquirir um curso de informática, acesse:aqui
Loja Virtual Pronta, comece a vender na internet hoje mesmo, acesse aqui.