Design Thinking Você Sabe o Que é
Design Thinking Você Sabe o Que é?. Um dos princípios do design thinking é ser inovador. Por padrão o design thinking criar projetos de qualidade. Nos últimos anos, vários profissionais e organizações vem se utilizando desse conceito. Nesse artigo Design Thinking Você Sabe o Que é?, você vai entender os conceitos e o básico para você aplicar no ambiente empresarial.
Design Thinking Você Sabe o Que é
O processo de inovação é complexo, pouco mensurável e requer vários cuidados em sua abordagem. Seu modelo é do tipo “não linear” o que demanda de seus participantes uma conduta de observação aguçada. Em recentes pesquisas nos Estados Unidos, apenas 4% dos produtos lançados no mercado tiveram sucesso. Isso demonstra uma falta de aplicação do conceito de inovação.
O que é design thinking?
Em termos conceituais design thinking significa um conjunto de abordagens capturada do campo do design e aplicada ao mundo corporativo. Em sua tradução o termo significa “pensamento do design” ou pensar como designer. Em via de regra o assunto design thinking busca proporcionar um bem estar na vida das pessoas.
Um bom designer busca enxergar como um “problema” tudo aquilo que impede uma boa experiência do usuário com seus produtos e serviços. Essa experiência pode ser emocional, estética ou cognitiva. Além disso, também olha com posicionamento mais crítico sobre o que afeta diretamente o bem estar das pessoas. Esse tipo de olhar holístico pode trazer grandes benefícios para as organizações.
Por que design thinking?
A proposta de inovação desejada pelo processo de design thinking veio complementar a visão de mercado que para inovar é preciso ter foco no desenvolvimento ou integração de novas tecnologias. O design thinking inova justamente na inserção de novos significados aos produtos e serviços.
O macro processo de design thinking se resume a três grandes etapas, sendo elas: 1) Imersão (Análise e síntese), 2) Ideação, 3) Propotipação.
Na primeira fase chamada de Imersão a equipe de projeto se aproxima do contexto do problema. Para esse estágio existem várias técnicas, um exemplo são as entrevistas. Na Imersão ocorrem também as análises realizadas sobre os dados coletados.
Na segunda fase chamada de Ideação é utilizada para gerar idéias inovadoras para o tema levantado na etapa um de imersão. Aqui a criatividade toma forma, sempre tendo por base a coleta de dados realizada na imersão.
Na segunda terceira fase chamada de Propotipação é usada para apoiar a validação das idéias geradas na fase de Ideação. Essa fase pode ocorrer em paralelo com as demais etapas do design thinking. Mas o que é propotipação? È tangibilização de uma idéia, ou seja, passar algo do abstrato para o “real”.
De fato a idéia de design thinking é excelente para os negócios, uma vea que busca trazer para o centro das idéias o ser humano. Isso ocorre tanto para entender o usuário final, quanto para envolver os especialistas como colaboradores constantes do projeto. Um olhar para experiência com seu produto ou serviço sob diferente perspectiva gera grandes benefícios para as empresas que buscam obter sucesso com seus produtos e serviços no mercado.
Deseja adquirir um curso de informática, acesse:aqui
Loja Virtual Pronta, comece a vender na internet hoje mesmo, acesse aqui.