Eficiência algo a se perseguir
Eficiência algo a se perseguir. Dentro do ambiente gerencial que eu acredito a chamada “Gestão Humanizada de Pessoas”, o gestor enfrenta vários desafios, dentre eles o famoso fazer mais com menos. Nesse aspecto, manter a eficiência como elemento estruturante na busca por resultados pode ser um grande aliado para se obter valores tangíveis. Nesse artigo Eficiência algo a se perseguir , eu procuro elencar alguns pontos importantes em relação a eficiência. Vamos juntos!
Eficiência algo a se perseguir
O assunto eficiência é pauta presente em grande parte das organizações e não há como se esquivar. Em épocas onde muitas empresas possuem operações globais, trabalhar com essa questão requer atenção privilegiada e ainda mais quando se busca resultados de pessoas, equipes e empresa. De forma simples, para as organizações inteligentes não basta apenas saber dos resultados é preciso entender o que foi feito para atingir este resultado.
Eficiência algo a se perseguir
O gestor moderno não é mais aquele que tem ou foco apenas no “resultado” ou apenas nos “recursos aplicados”, mas sim um gerente que tem uma visão ampliada nesses duas áreas. É importante lembrar que quando se menciona recursos aplicados, esses podem ser classificados em quatro grandes grupos: financeiros, naturais, humanos e temporais. Embora dentre de uma “Gestão Humanizada de Pessoas”, as pessoas não sejam vistas como recursos, para efeito de classificação gerencial essas serão enquadradas nesse aspecto.
Eficiência algo a se perseguir
Por conceito de eficiência é possível entender como “fazer certo a coisa” e esta coisa é o resultado que se busca, o que recai sobre outro elemento importante que é a eficácia, ou seja, o resultado que a empresa precisa alcançar. E qual o motivo de se perseguir a excelência na eficiência nas organizações? Podemos citar três itens importantes:
#Motivo 1 – As equipes de profissionais estão ficando a cada dia mais reduzidas. Fator este que deve ser considerado, quando se gerencia pessoas.
#Motivo 2 – O surgimento da cultura da multifuncionalidade que se aportou no mundo corporativo, o que tem feito os profissionais atuarem em várias setores da organização.
#Motivo 3 – As incertezas e imprevisibilidades que o mundo de uma maneira geral tem passado nos últimos tempos, o que tem levado as corporações a se tornarem mais dinâmicas e ágeis em seus processos.
Para exemplificar a temática em relação a eficiência, no filme “Coração Valente” estrelado pelo autor Mel Gibson, que remonta a história real de um líder escocês chamado de William Wallace. Nesse filme fica evidenciado o sucesso do exército devido seu líder dispor para os comandados os seguintes aspectos: a) Uma causa – sua liberdade, b) Os valores – Willian Wallace vai à frente da batalha e c) Os meios – uma estratégia inteligente capaz de anular o oponente.
O relato do filme trata-se de um grande exemplo de como um líder deve direcionar sua equipe, minimamente explicando:
✔O que iriam fazer
✔Por quê e
✔Como
De uma maneira prática a harmonização desses três itens faz com que os membros da equipe trabalhem tendo um espírito de proprietário e não com o sentimento de apenas “mais um na equipe”.
Em épocas de grandes transformações tecnológicas, mudanças drásticas em vários formatos de negócios, transições de equipes, redução de custos, é preciso criar e fomentar um ambiente onde todos da equipe se envolvam de uma maneira profissional e interativa. Nesse cenário, a eficiência é algo a se perseguir pelo líder, no sentido de trazer os resultados desejados. É claro que existem outras variáveis importantes em um mundo corporativo, como a governança corporativa e a governança de TI, mas a junção da eficiência e outros componentes poderão gerar bons frutos em sua área gerencial.
Por uma gestão “humanizada” de pessoas!
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