ITIL nas organizações

ITIL nas organizações do mercado brasileiro

Governança de TI, apesar de ser um assunto em evidência em grande parte das empresas brasileiras, muitas delas não aplicam as boas práticas de maneira coordenada ou mesmo não conhecem os fundamentos ou profissionais capacitados no assunto, que possam auxiliá-las na busca por melhores resultados.

Esse artigo não tem por objetivo dar uma ampla visão sobre o assunto governança de TI utilizando um framework de gerenciamento de serviço de TI, mas irá elucidar alguns itens interessantes sobre o tema ITIL nas organizações.

Para equalizar as informações do público interessado é preciso explicar o que é o termo ITIL. Apesar de ser uma “sopa de letrinhas” conhecida no mercado corporativo brasileiro, alguns envolvidos ainda confundem o conceito e suas definições básicas.

ITIL nas organizações do mercado brasileiro

No sentido de significado da palavra ITIL o termo remete a Infrastructure Technology Information Library. Em sua tradução para o português diz Biblioteca de Informações para Tecnologia de Infraestrutura.

Outras palavras utilizadas no meio empresarial quando se fala em governança de TI são “boas práticas”. Mas o que significa boas práticas? Nada mais é do que atividades ou processos que foram executados e que comprovadamente tiveram resultados positivos.

Dessa forma, quando grandes corporações do mundo utilizam determinadas atividades e processos e obtém sucesso, outras organizações podem seguir o mesmo modelo que existem grandes possibilidades de terem resultados satisfatórios.

Bom, mas e a ITIL nas organizações do mercado brasileiro? Por se tratar de um framework de boas práticas e não necessariamente de uma metodologia, a ITIL pode ser adotada por empresas de pequeno, médio e grande porte. Para isso, basta que a empresa tenha consciência de que “é preciso melhorar os processos de TI”, gerando um aumento de performance para o negócio.

Em linhas gerais para uma empresa poder trabalhar com a ITIL e poder usufruir de seus benefícios e ganhos em qualidade de serviço de TI, são necessárias algumas atitudes principalmente da alta gestão ou o dono da empresa, sendo elas:

1 – Ter consciência da necessidade de melhoria;

2 – Disponibilizar recursos financeiros e de pessoal para o envolvimento no projeto;

3 – Promover a mudança de comportamento dos colaboradores em relação ao uso da tecnologia da informação;

4 – Acreditar que o framework ITIL pode elevar a qualidade dos serviços executados.

Para finalizar, a ITIL nas organizações é um assunto que merece atenção e que cabe análise detalhada, sendo por tanto um tema e uma área da tecnologia da informação a ser explorado pelas organizações. É fato comprovado que várias empresas brasileiras que usam a ITIL como forma de gestão de serviços de TI estão tendo ganhos substancias no controle e desempenho da tecnologia da informação.

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