ITIL O que é gerenciamento de mudança

ITIL O que é gerenciamento de mudança

Um dos processos mais importantes do framework ITIL, o gerenciamento de mudança, ainda é uma incógnita para muitos profissionais e empresas. A lenda de que a gestão de mudança deixa a área de TI das empresas “engessada” é um fato vivo em muitas organizações e muito se dá pela falta de conhecimento dessa disciplina, por parte dos envolvidos. Leia agora o artigo ITIL O que é gerenciamento de mudança e desvende o mistério desse processo que traz enormes benefícios para as empresas que utilizam os conceitos e técnicas desse processo da Biblioteca ITIL.

ITIL O que é gerenciamento de mudança

Esse processo tem como proposta estabelecer que as mudanças no ambiente de TI sejam realizadas de forma controlada, sendo registradas, avaliadas, priorizadas, planejadas, testadas, implantadas e documentadas. O grande desafio é gerenciar as mudanças de forma que os riscos sejam reduzidos, e a empresa seja capaz de economizar dinheiro com uso de mudanças gerenciadas.

Antes de entender o que é o gerenciamento de mudança. É importante saber o que é uma mudança. Do ponto de vista do framework ITIL, mudança é a adição, modificação ou remoção de serviço que foi autorizado. Pode ser percebido também como uma mudança de um serviço que existe na TI ou serviço novo.

Objetivos do gerenciamento de mudança

Um dos objetivos do processo de gerenciamento de mudança é assegurar que as mudanças sejam realizadas de forma: controlada, avaliada, priorizada, planejada, testada, documentada e implantada com gestão adequada. Além disso, busca possibilitar que o gestor de mudança esteja no controle das mudanças realizadas no ambiente de infraestrutura de TI.

Quem é o gerente de mudança?

Para desempenhar o processo de gerenciamento de mudança existe o papel do gerente de mudança, o qual tem algumas responsabilidades, sendo elas: Receber, registrar e alocar propriedades para uma mudança; Criar uma agenda de mudança; Participar e presidir CCM – Comitê Consultivo de Mudança.

Principais termos do processo de gerenciamento de mudança

Gerenciamento de Mudança

Gerenciamento de Mudança

Alguns termos utilizados quando se fala em processo de gerenciamento de mudança são:

CCM – Comitê Consultivo de Mudança – No processo de avaliação de mudança existe um elemento de extrema importância, chamado de CCM. Tem o papel de conselho de mudança, buscando auxiliar o gerente de mudança. Os membros do CCM podem ser: Gerente de mudança, clientes, gerente de negócio, consultores especializados entre outros elementos importantes para o processo.

CCME – Comitê Consultivo de Mudança – Trata-se de um subgrupo do CCM. Sendo que esses atuam somente quando for tratar mudanças emergenciais.

RDM – Trata-se de um registro formal de solicitação de alteração de serviço no ambiente de TI
da empresa.

Plano de Retorno ou Plano de Remediação – Toda mudança deve ser criada com um plano de retorno/remediação. Qualquer mudança existe risco (coisas que podem dar errado) e para tal, é preciso criar um plano de retorno no sentido de reverter a alteração, caso algo de errado ocorra.

O processo de gerenciamento de mudança possui grande relevância, quando se trata de implementação de gerenciamento de serviço de TI utilizando a ITIL. Isso devido ser um processo que busca evitar as modificações descontroladas e sem registro, no ambiente de infraestrutura de TI.

Para trabalhar de maneira adequada, estruturada e com resultados satisfatórios com o processo de gerenciamento da mudança da ITIL, é preciso que profissionais certificados atuem na implementação. Geralmente são profissionais com certificação ITIL Expert ou certificação ITIL Intermediate no módulo de RCV – Release Control and Validation. Quer se tornar um profissional ITIL Expert? Clique aqui e fale conosco.

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