ITIL o que é gerenciamento de problema

ITIL o que é gerenciamento de problema

Nesse post ITIL o que é gerenciamento de problema, veremos uma breve visão sobre esse processo da ITIL que pode apoiar a área de operações de TI de qualquer empresa do mercado privado e público, que busca desenvolver ações proativas para reduzir a quantidade de erros em seu ambiente de TI. O gerenciamento de problema é uma disciplina interessante e busca desenvolver nas organizações a capacidade de análise e investigação. Acompanhe esse artigo ITIL o que é gerenciamento de problema e veja tudo sobre a gestão de problema da ITIL.

ITIL o que é gerenciamento de problema

Antes de mais nada é preciso entender qual a definição de Problema. Problema é a causa raiz de um ou mais incidente. Por regra, um incidente não vira um problema. Nesse sentido é possível ter 500 registros de incidentes, mas apenas 01 registro de problema. Assim o gerenciamento de problema deve diagnosticar a causa raiz de um ou mais incidente e decidir como resolver os problemas. Busca gerar maior estabilidade do serviço, gerando uma melhor imagem organizacional.

ITIL o que é gerenciamento de problema – Quais são os objetivos do processo

Os principais objetivos do processo gerenciamento de problema da ITIL são: minimizar impacto de incidentes; tratar, corrigir e eliminar incidentes que acontecem ciclicamente e prevenir incidentes ocasionados de recorrência.

Há uma ligação direta entre o processo de gerenciamento de problema e gerenciamento de incidente. O gerenciamento de incidente tem como meta principal restabelecer o serviço o mais rápido possível. No entanto, analisar a causa raiz para não ocorrer novamente o incidente, pode ser uma solução estruturada e inteligente, que é um dos objetivos da gestão de problemas.

ITIL o que é gerenciamento de problema – Alguns termos relacionados ao processo

Solução de contorno – Quando a solução final não está disponível, é possível reduzir ou eliminar o impacto de um incidente, usando uma solução de contorno.

Banco de Dados de Erros Conhecidos (BDEC) – Armazena conhecimento sobre problemas e incidentes e as maneiras como foram tratados.

Erro Conhecido – Trata-se de um problema que tem causa-raiz e solução de contornos documentados, conhecidos e disponíveis para uso.

Modelos de Problemas– A ITIL recomenda o uso de modelos para vários processos, dentre eles o gerenciamento de problema. Serve para identificar os passos necessários para realizar ações do processo.

Ainda no contexto da gestão de problemas existe a classificação de atividades como reativas e proativas. A reativa é realizada pela equipe de operação, já a proativa é iniciada na operação de serviço de TI.

Compartilhe esse artigo com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email