ITIL4 os princípios orientadores
A ITIL4 vem apoiando a transformação digital e fomentando o gerenciamento de serviços de TI 4.0 nas organizações que adotam este framework no Brasil e no mundo. Desde que a ITILV3 foi para ITIL4 muitas empresas e profissionais de governança de TI perceberam a diferença estrutural ocorrida na ITIL4. Leia este post ITIL4 os princípios orientadores e conheça agora mesmo.
ITIL4 os princípios orientadores
Os princípios orientadores da ITIL4, que não existiam na ITILv3, ajudam as organizações, sejam elas públicas ou privadas a adotar e adaptar a ITIL para seus respectivos contextos técnicos e de negócio. É sempre bom lembrar que desde a ITIL nunca foi uma metodologia ou framework com práticas obrigatórias, ou seja, a essência da ITIL é sempre adaptar para atender o gerenciamento de serviço de TI no contexto negocial da empresa.
ITIL4 os princípios orientadores
A ideia de princípios orientadores que muitos frameworks estão adotando e outras já adotam há algum tempo não é algo novo. Essa perspectiva vem lá da Administração de Empresas, em que Fayol por meio de seus 14 princípios tinha por objetivo auxiliar as organizações no processo de tomada de decisão e para outras ações dos gestores. Diante destes princípios orientadores da Administração, a ITIL4 absorve esta prática no sentido de alavancar o gerenciamento de serviço de TI 4.0 no contexto empresarial.
ITIL4 os princípios orientadores
Princípio 1 – Foco no valor;
Princípio 2 – Comece de onde estiver;
Princípio 3 – Progrida de maneira interativa e com feedback;
Princípio 4 – Colabore e promova visibilidade;
Princípio 5 – Pense e trabalhe de forma holística;
Princípio 6 – Seja simples e prático;
Princípio 7 – Otimize e automatize.
Agora que você já descobriu quais são os princípios orientadores da ITIL4, o que achou deles? Gostaria de ter mais detalhes? Em outros posts irei detalhar o que é cada princípio orientador da ITIL4.
Sucesso para vocês!