O que é BPMN?
O que é BPMN? A Governança Corporativa e Governança de TI são elementos fundamentais para estruturar uma organização de maneira a alcançar os objetivos de negócio. Porém, um dos pontos importantes para o sucesso dessa interação (Governança Corporativa e Governança de TI) é a aplicação da notação BPMN no apoio a construção efetiva de um ambiente baseado em processos. Mas você sabe o que é BPMN?
Entenda agora do que se trata.
O que é BPMN?
Nesse artigo não serão abordados os conceitos sobre processos, que poderá ser visto em outras oportunidades. Antes de qualquer evolução no assunto BPMN é importante entender do que se trata essa sigla. BPMN é sigla de (Business Process Modeling Notation) que na sua tradução para o português é “Notação para Modelagem de Processos de Negócio”.
A notação BPMN foi desenvolvida pelo BPMI – Business Process Management Initiative, sendo que atualmente é mantida pela OMG – Object Management Group. A versão mais recente do BPMN é a 2.0.1, disponibilizada no ano de 2011.
O que é modelagem de processo?
A modelagem descreve os passos lógicos para execução de um processo. É uma representação gráfica do comportamento seqüencial de um processo e as interações dos atores envolvidos. Desde processos simples até os mais complexos, podem ser modelados utilizando a notação BPMN.
Elementos básicos do BPMN
A ideia aqui não é ofertar um curso de BPMN, pois existem vários no mercado, mas simplesmente transmitir a idéia da existência de alguns elementos para se construir a modelagem de um processo. Os itens importantes e básicos do BPMN são: Objetos de fluxo, Objetos de conexão, Raia de Piscina, Artefatos.
Itens importantes na modelagem de processo
Ao modelar um processo de negócio, alguns elementos são importantes e fazem parte da disposição gráfica da notação BPMN, sendo presente na maioria dos fluxos desenhados utilizando o BPMN, são eles: Gateway, Caixa de Atividade, Objetos de Conexão, e Piscinas. A seguir veja os itens em representação gráfica:
O BPMN é uma poderosa ferramenta para apoiar as organizações na busca por sistematizar tarefas, atividades e processos, no sentido de manter uma coerência lógica de execução. Além disso, busca auxiliar as equipes, gerentes e a alta gestão na visualização e entendimento sobre os processos de negócio.