O que é ISO 20.000?
Empresas e profissionais que buscam trabalhar com governança de TI para apoiar a alta administração da organização devem ficar antenados com frameworks, mecanismos e métodos para melhorar e padronizar a entrega de serviço de TI. Nesse cenário, aparece a ISO 20.000 com intuito de criar normativas para administrar alguns processos dentro da área de tecnologia da informação. Com esse artigo O que é ISO 20.000 tudo ficará mais claro tanto para organização quanto para profissionais.
O que é ISO 20.000?
Definição de processos
Quando se fala em gerenciamento de serviço de TI é preciso entender primeiramente o que significa “processo”. Existem várias definições de estudiosos e acadêmicos sobre o que é processo. Porém, o que se levará em conta é o que a ITIL e a própria ISO 20.000 orienta sobre o assunto, o qual processo é um conjunto de atividades relacionadas que tem uma entrada de dados, um respectivo processamento e uma saída que é a entrega de informação, produto ou serviço.
Boa prática X Norma ISO 20.000
Ao contrário da ITIL que é um conjunto de boas práticas, na ISO 20.000 a empresa precisa cumprir todos os requisitos solicitados para que a organização obtenha o devido certificado. Por tanto, não existe processo da ISO 20.000 que é mais ou menos aderente, nesse caso ou está 100% aderente ao solicitado ou não está.
Certificado para Empresas e Profissionais
Com a ISO 20.000 é possível que profissionais e empresas sejam certificados. Claro que o certificado para empresas é muito mais complexo, exigindo uma série de fatores, dentre eles: consultoria externa, investimentos e etc. Já para o profissional, basta adquirir material de estudo, comprar um voucher para fazer a prova e efetuar o exame.
O que é ISO 20.000?
Trata-se de uma norma publicada pela ISO (Internacional Organization for Standirzation) que aborda o gerenciamento de serviço de TI. A ISO 20.000 teve como base a BS 15.000 (British Standard) e tem por objetivo principal ser totalmente aderente ao framework ITIL porém de uma maneira mais reduzida, ou seja, não contém todos os 26 processos da ITIL V3.
A ISO 20.000 adota um metodologia bastante conhecida no mercado chamada “ciclo PDCA”. O ciclo Plan-Do-Check-Act (Planejar-Fazer-Checar-Agir) e se estrutura nesse ciclo contínuo para que a ISO 20.000 seja implantada de maneira adequada.
Não confunda ISO 20.000 com ITIL, ambas tratam o mesmo assunto, porém, com amplitude e profundidade diferenciados. Não é possível certificar empresas em ITIL, somente em ISO 20.000. Ambos os assuntos são extremamente relevante e merecem ser estudos por empresas e profissionais.