O que é ITIL
As organizações vem passando por grandes transformações quando se fala em formas de gerenciar, ferramentas de apoio, modelos de negócios e plataformas de apoio a gestão. Em relação a mecanismos de apoio no gerenciamento de serviços de TI, surgiram várias estratégias no sentido de fortalecer essa área organizacional e nesse cenário a algum tempo a ITIL vem ganhando destaque e cada vez mais adeptos. Mas você sabe o que é ITIL? . Leia este artigo e fique por dentro do assunto.
A tecnologia da informação passou de simplesmente ser vista como uma ferramenta para se tornar um parceiro estratégico de negócio, sendo cada vez mais importante no mundo empresarial. É necessário cenário que surge o termo “TI integrada ao Negócio”, ou seja, atualmente para várias empresas investimento em tecnologia a informação é uma ação estratégica.
O que é ITIL
Histórico da ITIL
A ITIL surgiu em 1990 quando as organizações começaram a pensar em uma gestão efetiva na área de informática. Já no ano de 2000 a ITIL teve seu primeiro versionamento dando origem a ITIL V2 (Versão 2) o qual o foco maior estava na área operacional. Porém, foi no de 2007 que este framework obteve maior aderência e despertou interesse nas empresas do mercado brasileiro e mundial. Com a ITIL V3 (Versão 3) as organizações aderiram com maior rapidez a esta plataforma, tendo em vista que o foco maior é o cliente.
O termo ITIL
O termo ITIL vem do inglês (Information Technology Infraestructure Library) que em sua tradução significa “Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação”. Na prática, é um conjunto de livros de melhores práticas voltados para o gerenciamento de serviços de TI, tendo como foco o ambiente de infraestrutura de TI nas organizações.
Estrutura da biblioteca ITIL
A biblioteca ITIL é uma coletânea de livros tendo por proprietário a OGC – Office of Government Commerce, que é uma organização do governo do Reino Unido responsável pela iniciativa e pelo conhecimento em relação a ITIL.
A ITIL não é uma Normativa
Em via de regra a ITIL não é uma estrutura rígida e impositiva e não diz como as atividades devem ser executadas na organização, pois cada empresa tem um tipo de cultura, hierarquia, nicho diferente de mercado, metodologias e outras vertentes peculiares a cada negócio. Por tanto, a ITIL não é uma imposição as organizações e sim um conjunto de melhores práticas.
Quais são os livros da ITIL ?
O pacote principal dos livros da ITIL V3 é composto de 5 (cinco) publicações contendo as áreas de conhecimento: Estratégia de Serviço, Desenho de Serviço, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Continuada de Serviço.
Ciclo de vida de serviços da ITIL V3
O Ciclo de Vida de Serviços da ITIL V3 tem sua estrutura da seguinte forma:
- Primeira Etapa: Estratégia de Serviço
- Segunda Etapa: Desenho de Serviço
- Terceira Etapa: Transição de Serviço
- Quarta Etapa: Operação de Serviço
- Quinta Etapa: Melhoria Continuada de Serviço
Processos da ITIL V3
O conjunto completo de processos da ITIL V3 chegam a 26 (vinte e seis), sendo que alguns mais conhecidos são: Gerenciamento de Portfólio de Serviço, Gerenciamento Financeiro, Gerenciamento de Demanda, Gerenciamento de Catálogo de Serviço, Gerenciamento de Nível de Serviço, Gerenciamento de Capacidade, Gerenciamento de Mudança, Gerenciamento de Configuração, Gerenciamento de Incidente, Gerenciamento de Evento, Gerenciamento de Evento. Algumas funções da ITIL V3 são importantes também como a Central de Serviços e Gerenciamento de Operações de TI.
A ITIL quando aplicada adequadamente pelas organizações traz ganhos relevantes em termos de qualidade de serviço e reduz substancialmente os custos operacionais, tendo sem por princípio manter o foco no cliente e na entrega de serviços.
Para entender a ITIL de maneira ampla e estruturada é necessário realizar cursos na área. No mercado existem certificações para profissionais que queiram trabalhar com o framework ITIL.
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