O que é o COBIT
O que é o COBIT? Quando se trata de governança corporativa um dos modelos mais adotados no Brasil e no mundo é modelo COBIT. Uma plataforma de apoio a gestão empresarial que tem por fundamento ajudar as empresas na busca por uma administração efetiva, que entregue resultados aceitáveis elevando o padrão interno e externo de entrega de serviços. Porém, muitas empresas ainda possuem dúvidas se o COBIT pode ser aplicado para empresas de pequeno, médio e grande porte e se confundem em algumas questões. O artigo o que é o COBIT irá desvendar essas e outras questões sobre o COBIT.
O que é o COBIT
Origem do COBIT
O COBIT teve sua origem nos Estados Unidos e nasceu da ideia de proteger as informações empresariais contra fraudes e manipulações de balanços e dados financeiros. Diante desse desafio, um grupo de auditores criaram uma metodologia genérica que pudesse controlar de maneira efetiva o cumprimento de processos. O objetivo primário do COBIT é pesquisar, desenvolver, publicar e promover um conjunto de controles geralmente aceitos e aplicáveis a tecnologia da informação.
O que significa o termo COBIT e seu Mantenedor
A acrônimo COBIT do inglês Control Objectives for Information and Related Technology e na sua tradução para o português significa Objetivo de Controle para Tecnologia da Informação e áreas Relacionadas. Quem mantém o framework COBIT é o ISACA e sua equipe de auditores e profissionais capacitados.
A evolução do COBIT
O COBIT sofreu evolução ao longo dos anos. Sabendo que o mesmo foi criado inicialmente para realizar controles contábeis a plataforma sofreu várias modificações, sendo elas:
- COBIT 1 – Criado em 1996 por uma equipe de Auditores
- COBIT 2 – Em 1998 sofreu a primeira modificação ampliando os níveis de controles
- COBIT 3 – Evoluiu em 2000 para melhorar a nível gestão
- COBIT 4 – Sofreu upgrade 2005 elevando os níveis de governança
- COBIT 5 – Em 2011 nova atualização para se adaptar as necessidades do mercado
- Fornecer um padrão de controle
- Criar uma linguagem comum entre área de informática e unidades de negócios
- Manter transparência dos controles para dono da empresa, diretoria ou alta gestão
- Entre outros benefícios
Qual empresa pode usar o COBIT?
O COBIT pode ser utilizado por empresas de qualquer tamanho, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Muitas organizações têm em mente que somente empresas grandes podem usar o COBIT, o que fato não é verdade. O padrão COBIT foi desenvolvido em nível genérico justamente para atender a diversos tipos de empresas e mercados diferentes.
Benefícios do utilizar o COBIT
Os benefícios de utilizar o COBIT são:
COBIT e o mercado brasileiro
O framework COBIT no mercado brasileiro tem sido aceito de forma lenta e gradual. Muitas empresas não entendem a plataforma de controle e não conseguem inserir o COBIT no ambiente da organização, simplesmente por desconhecerem o produto. Para trabalhar com o COBIT, é preciso que a empresa tenha profissionais em seu quadro de funcionários que entendam do assunto ou então a empresa precisa contratar profissionais que possuam experiência em governança de TI para implementar os controles necessários.
Outra possibilidade para se implementar controles do COBIT é a organização realizar a capacitação de seus colaboradores. Para isso, existem várias empresas que oferecem treinamento de COBIT, clique aqui e veja uma ótima parceira de treinamento e consultoria.
Gostaria de ter contratar uma consultoria de governança de TI? Clique aqui e veja