O que é SVS ITIL
A ITIL 4 possui um grande diferencial para a ITIL 3 é o chamado SVS – Sistema de Valor de Serviço. Trata-se de um elemento importante e relevante para o contexto da ITIL 4 nas organizações públicas e privadas que buscam melhoria em seus serviços de TI. Quer entender um pouco mais? Acesse este post O que é SVS ITIL e conheça.
O que é SVS ITIL
Um elemento importante na ITIL 4 é SVS – Sistema de Valor de Serviço. O SVS é composto de 5 componentes sendo eles: Princípios orientadores, Governança, Cadeia de Valor de Serviço, Práticas, Melhoria Contínua. Os elementos externos ao SVS oportunidade/demanda e valor, serão vistos em outro post.
O objetivo do SVS é garantir que a organização constantemente co-crie valor com todas as partes interessadas por meio do uso e gestão de produtos e serviços. A co-criação de valor precisa impactar não somente a área de TI, mas todas a unidades organizacionais da empresa.
Para funcionar corretamente, um gerenciamento de serviço precisa para funcionar como um sistema. O ITIL SVS descreve as entradas para este sistema, os elementos deste sistema e as saídas (realização dos objetivos organizacionais e valor para a organização).
Em um aspecto bem simples e didático o ITIL SVS fornece os meios para alcançar agilidade organizacional e resiliência. A agilidade organizacional é necessária para dar suporte interno a mudanças e a resiliência organizacional é necessária para ter sucesso esperado em mudanças nas circunstâncias externas na empresa de uma maneira geral.