PMP o que é gerenciamento de escopo
O PMP é um dos frameworks de gerenciamento de projeto mais conhecido no Brasil e no mundo. Apesar de exisirem outras plataformas que ajudam a gerenciar projetos, como o Prince2 entre outros, o PMP ainda é utilizado em larga escala nas organizações do setor público e privado aqui no Brasil. E quando o assunto é gestão de projetos, surgem muitas dúvidas sobre vários temas relacionados, sendo um deles entender o que é o “escopo” do projeto. Veja agora o artigo PMP o que é gerenciamento de escopo veja tudo sobre a gestão de escopo na visão do PMI.
PMP o que é gerenciamento de escopo
O gerenciamento de escopo do PMP é o processo de definir qual o trabalho necessário e garantir que todo esse trabalho e apenas esse trabalho seja realizado. Antes de continuar com o assunto gerenciamento de escopo, é importante que você tenha em mente que existem dois tipos de escopo: escopo do produto e escopo do projeto.
PMP o que é gerenciamento de escopo
Escopo do produto: Para entender o que é escopo de produto, basta analisar a seguinte frase “quais são os requisitos que se relacionam ao produto do projeto”. Pode ser entendido como as entregas dos produtos com suas características e funções associadas. Já escopo do projeto: Trata-se do trabalho que será realizado para entregar o produto do projeto e engloba o escopo do produto.
O processo de gerenciamento de escopo
É importante verificar que não existe uma única forma de gerenciar o escopo de um projeto. O processo que será demonstrado abaixo, é uma visão de gerenciamento de escopo na visão do PMP e aborda seis (6) etapas, sendo elas:
1 – Desenvolver um plano para verificar como você planejará, gerenciará e controlará o escopo e requisitos no projeto
2 – Determinar os requisitos, garantindo que todos eles sustentem o caso de negócios do projeto, conforme descrito no TAP – Termo de Abertura de Projetos.
3 – Classificar e equilibrar as necessidades das partes interessadas.
4 – Criar uma EAP (Estrutura Analítica de Projetos) para dividir o escopo em partes menores e mais gerenciáveis.
5 – Obter a validação de que o escopo terminado do trabalho é aceitável pelo cliente.
6 – Medir o desempenho do escopo.
É importante perceber que os seis (6) passos apresentados pelo PMP para gerenciar escopo, não se trata de uma obrigação na hora de gerenciar um projeto, e sim uma sugestão para melhorar a gestão do escopo, sendo que dessa forma poderá conduzir de maneira profissional e estruturada a entrega do escopo ao cliente.
Conheça nossa loja virtual: Cursos em TI, Cursos Online de Informática, Cursos de TI em PDF.