PMP o que é o termo de abertura de projeto

PMP o que é o termo de abertura de projeto

Gerenciar Projeto com base no PMBOK é uma das formas práticas para estabelecer critérios claros no sentido de alcançar resultados positivos em uma organização, quando se trata em gerenciamento de projetos. Se alguém lhe perguntasse, qual é a principal parte para começar bem um projeto? Provavelmente a resposta seria: desenvolver o plano de gerenciamento de projetos. No entanto, muitos não tem conhecimento que existe um documento extremamente importante para um projeto chamado de TAP – Termo de Abertura de Projeto. Leia agora o artigo PMP o que o termo de abertura de projeto e saiba tudo agora.

PMP o que é o termo de abertura de projeto

Um dos grandes desafios de um gerente de projetos é realizar a integração do projeto. É importante pensar na integração como um meio de equilibrar todos os processos de gestão de projetos, com as demais áreas de conhecimento de um projeto. Os processos de gerenciamento de projetos não ocorrem de forma isolada, sendo relevante manter todos os processos sintonizados e sincronizados, de maneira que entreguem os resultados esperados.

O que é termo de gerenciamento de projetos?

Muito se discute sobre o termo de abertura de projetos e suas principais definições. Do ponto de vista do PMBOK, termo de abertura de projetos – TAP, trata-se de um documento que formaliza formalmente a existência de um projeto, e dá ao gerente de projetos a autoridade necessária para aplicar recursos organizacionais as atividades do projeto.

Quais são as partes de um termo de abertura de projetos

O termo de abertura de projetos é um documento complexo e nele devem constar algumas informações importantes para a gestão de um projeto. Os exemplos abaixo, são elementos mínimos de um TAP – Termo de Abertura de Projetos, sendo eles:

TAP

TAP

1 – Título e Descrição do Projeto: (Do que se trata o projeto?) Aqui deve ser colocar do que se trata o projeto. Exemplo: Atualizar o sistema de folha de pagamento.

2 – Gerente de projetos e nível de autoridade: (A quem é dada a autoridade no projeto?) Aqui deve se colocar o nome do gerente de projetos. Exemplo: Paul News será o gerente de projetos para atualizar o sistema de folha de pagamento. Ele poderá solicitar os membros da equipe que achar adequado e trabalhará com demais gerentes de recursos para garantis os recursos necessários.

3 – Caso de negócios: (Por que o projeto está sendo realizado?) Aqui devem ser colocados os motivos que o projeto está sendo realizado. Exemplo: Atualmente administrar a folha de pagamento custa cerca de 500 mil reais mensais, além de custos não mensuráveis indiretos das ineficiências dos processos relacionados.

4 – Recursos pré-designados: (Quantos ou quais recursos serão oferecidos?) Exemplo: O grupo corporativo de processamento da folha de pagamento estará estreitamente ligado ao projeto. Uma equipe sênior de analistas de negócios, arquitetos e outros profissionais de TI darão o suporte necessário para o sucesso do projeto.

5 – Partes interessadas: (Quem afetará o projeto?). Inserir uma lista de pessoas que poderá afetar direta ou indiretamente o projeto.

6 – Entregas/descrição do produto: (Quais são as entregas específicas do produto desejado?) Exemplo: O resultado deste projeto deve ser a obtenção de um ou mais sistemas que suportam o processamento da folha de pagamento de todos os funcionários, dentro ou abaixo do custo médio do setor.

7 – Premissas: (O que se acredita ser verdadeiro ou confiável na situação?) Exemplo: Há aplicativos de folha de pagamento disponíveis que dão suporte aos países onde os funcionários trabalham.

8 – Restrições: (Que fatores podem limitar a capacidade de entrega do projeto?) Exemplo: O sistema de folha de pagamento deve ser capaz de processar todas as normas internacionais de folha de pagamento e depósitos diretos globais.

9 – Objetivos mensuráveis do projeto: (Como o projeto se integra as metas estratégicas da empresa?) Exemplo: O principal objetivo desse projeto é reduzir custos. O que vai direto ao encontro dos objetivos estratégicos da empresa.

10 – Requisitos para aprovação do projeto: (Quais itens devem ser aprovados para indicar que o projeto teve sucesso?) Exemplo: Para o sistema de folha de pagamento, o indicativo de sucesso do projeto é a entrega de um plano de transição global para a implantação de novo sistema.

11 – Riscos de nível macro: (Quais são as ameaças e oportunidades em potencial para o projeto?) Exemplo: Complexidade cálculos, número abrangentes de localidades que irão utilizar o novo sistema.

Quais são as benefícios de termo de abertura de projetos?

Existem vários benefícios para iniciar desenvolvimento de um termo de abertura de projetos – TAP. Porém, o mais importante é ter um início de projetos e início bem definidos, a criação formal de um registro do projeto, e uma maneira direta da direção executiva aceitar e se comprometer formalmente com o projeto.

O que é necessário ter para construir o termo de abertura de projetos?

Para construir o termo de abertura de projetos são necessários alguns elementos importantes, sendo eles: a especificação do trabalho, o caso de negócio (business case), acordos existentes, fatores ambientais da empresa e os ativos de processos organizacionais.

O termo de abertura de projetos (TAP) estabelece uma parceria entre a organização executora e a organização solicitante. Para iniciar um projeto o termo de abertura de projeto deve ser assinado pela entidade patrocinadora (quem deseja que o projeto seja executado com sucesso). Recomenda-se que o gerente de projetos participe do processo de criação de um TAP.

Agora que você já sabe que existe o termo de abertura de projetos, que apoia a gestão de projetos com base no PMBOK, é importante entender que não existe somente o plano de gerenciamento de projetos para construir de forma sistemática seu projeto. O TAP – Termo de Abertura de Projetos é um ponto importante para iniciar um projeto.

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