Processos do COBIT 5
Processos do COBIT 5. O COBIT 5 vem ganhando força nas organizações públicas e privadas no Brasil. Por ser mais prático e aplicável para qualquer tipo de empresa que deseja implementar ou elevar seu nível de controles corporativos, o COBIT 5 possui uma série de processos que visam dar apoio para seu objetivo principal. Leia nosso post Processos do COBIT 5 e conheça os detalhes.
Processos do COBIT 5
O COBIT 5 não é um framework prescritivo, mas defende a ideia de que as organizações que buscam implementar os processos de governança e gestão, busquem cobrir as principais áreas da empresa.
A busca por cobrir as principais áreas da organização, utilizando o COBIT, passa necessariamente por seus domínios de governança e gestão sendo eles: avaliar, dirigir, monitor (dimensão da Governança) e planejar, construir, entregar e monitorar (dimensão da Gestão).
Processos do COBIT 5
Uma empresa pode organizar seus processos conforme necessidade do negócio e conveniência, desde que todos os objetivos de governança e gestão sejam atendidos. Obviamente empresas menores terão menos processos e empresas maiores terão processos mais complexos e em quantidade elevada.
O COBIT 5 chama seu conjunto de processos de “Modelo de Referência de Processo”, que é composto da seguinte forma:
Governança: composto por cinco processos de governança e dentro de cada processo são definidas práticas para avaliar, dirigir e monitorar.
Gestão: contém quatro domínios em conformidade com o PBRM (Planejar, Construir, Executar e Monitorar – Plan, Build, Run and Monitor).
Cada domínio do COBIT 5 possui diversos processos com suas entradas, processamento e saídas, métricas e objetivos. A figura a seguir demonstra a tabela completa com todos os domínios e processos.
Deseja adquirir um curso de informática, acesse:aqui
Loja Virtual Pronta, comece a vender na internet hoje mesmo, acesse aqui.